segunda-feira, agosto 28, 2006

Inspiração nos ídolos, os pais

Mais uma entrevista a um nadador do SCE e que brilhou nos Campeonatos nacionais deste Verão. Desta vez foi o "veterano" em entrevistas ao blog, o campeão nacional da prova rainha da natação, Pedro Costa. Mais um nadador que já se afirmou na natação nacional e que promete mais sucesso. Espreitem as respostas que deu.

Nome: Pedro Miguel Ferro da Costa
Idade: 14 anos
Clube: Sporting Clube de Espinho

DIRECTAS

Prova: Nacionais e Regionais de Verão
Modalidade: 100m livres
Nadador: Filippo Magnini e Grant Hackett
Piscina: Municipal de Coimbra (50 metros)
Cidade: Nazaré
Música: Scorpion
Site/Programa: Messenger

Superstição: Um grande abraço ao treinador e ter calma, sempre!
Roupa: Calções e o “meu” fato!

ESCOLHAS DIFÍCEIS

Piscina 25m ou 50m: Este ano 25m
Prova individual na última série ou uma estafeta na primeira: Prova individual na última série, embora seja fantástico nadar numa estafeta.
Em vez da medalha preferias um daqueles cheques grandes de uma quantia qualquer em electrodomésticos ou 1 estatueta que passados 2 meses ficava com ferrugem: Ficava-me mesmo pela medalha, pelo valor sentimental das consquistas

INDIRECTAS

Nacionais
Quando é que sentiste que os títulos não te fugiam?
Nos 200 estilos estava muito concentrado e ao estar confiante que não tinha cometido lapsos, mal bati na parede fiquei com a ideia que tinha vencido. Aos 100 livres foi mesmo quando vi no placar. Foi uma prova demasiado renhida para saber a olho quem tinha ganho.
Nadar em casa influenciou positiva ou negativamente?
Positivamente.
Nas provas que venceste (100m livres e 200m estilos) em que ou em quem é que pensaste quando bateste na parede e viste que ninguém tinha chegado antes?
Na minha família, sobretudo. Sempre me apoiaram, e a eles devo muito. Pensei nos meus treinadores e no esforço que fizemos durante o ano para alcançar esse objectivo. E em todos os que me apoiaram nas provas, claro.
E nas outras em que não eras o primeiro a chegar?
Claro que queremos sempre ganhar, mas canalizava sempre as atenções para na prova seguinte dar ainda mais e lutar mais uma vez para ganhar.
O que te apetece fazer quando tens uma vitória como estas últimas?
Trabalhar mais para manter o nível.
Imagina que estavas tu a festejar a vitória por teres sido campeã e ouves de repente a locutora a anunciar “O atleta Pedro Costa do SCE foi desclassificado”. O que pensavas? O que fazias?
Apesar de ficar triste, não podia ficar a matutar nisso. Era pensar na prova seguinte.
Quem é que gostavas que te entregasse a medalha?
Os meus ídolos, os meus pais.
Futuro
Na entrevista que deste a este mesmo blog em Janeiro os teus objectivos eram vencer pelo menos uma prova no Campeonato Nacional, bons resultados nas provas internas e revalidar todos os titulos que tinhas ganho o ano passado, tanto nos Regionais como nos Zonais. Missão cumprida? Quais as próximas metas?
Sim, missão cumprida. O próximo objectivo é manter os pódios às provas em que conquistei medalhas e tentar ganhar, sempre. Temos que ter um espírito competitivo. Num plano mais longínquo chegar ao Jogos Olímpicos.
Qual o segredo de tanto sucesso?
Trabalho, trabalho e… trabalho. Aliado à disciplina e confiança nas nossas capacidades as coisas acabarão por correr bem.
Depois do sucesso deste ano gostavas de agradecer a alguém?
A quem me apoiou. À minha mãe, ao meu pai e ao meu irmão que sempre estiveram do meu lado, a incentivar-me. Aos meus treinadores, que fizeram um trabalho espectacular. À secção de natação que nos deu as condições para podermos alcançar os resultados e deram muito do seu tempo por nós. Fizeram o que podiam e o que não podiam. Obrigado!
ANA
O que achas da arbitragem de Aveiro?
O meu trabalho é nadar e não comentar as arbitragens. Se lá estão é porque têm qualidade para tal.
O que mudavas na ANA?
Quem está lá, faz um bom trabalho, que tem alcançado resultados. Além disso sabem melhor que eu o estado da associação.

Cumprimentos e continuação de boas férias!

4 comentários:

aoseuslugares disse...

Visitem e divulguem-no

Anónimo disse...

olá boa tarde!

bem...só mesmo para dar os merecidos parabens ao atleta Pedro Costa..

é um excelente nadador...deve continuar assim..

bjs

continuação de boas ferias

Anónimo disse...

Parabens Pedro!
Continua...

Anónimo disse...

aguasturvas.blogspot.pt